Saiba como descartar lixo doméstico durante pandemia do novo coronavírus

Compartilhe agora mesmo

A maneira de descartar o lixo doméstico em tempos de pandemia do novo coronavírus, doença que já tem mais de 100 casos confirmados no estado, exige atenção. Segundo o gerente de operações de saneamento ambiental de uma empresa de coleta de lixo, Luis Gustavo dos Santos, as pessoas que estiverem com sintomas precisam tomar cuidado e mudar a forma de descarte.

“Quem não tem nenhum sintoma do coronavírus pode separar o lixo da forma convencional. As pessoas que têm sintomas ou já tiveram diagnóstico positivo precisam redobrar os cuidados. É preciso fazer o acondicionamento do resíduo em sacos duplos e descartar em lixo comum”, explicou.

De acordo com Luis Gustavo, acondicionar em sacos duplos significa despejar o lixo em uma sacola, como de costume, e, posteriormente, envolver em outro saco, para diminuir as possibilidades de contaminação. Isso vale tanto para o lixo comum, quanto para luvas, apontou.

Ainda segundo Luis Gustavo, as luvas e máscaras podem ser colocadas em sacos duplos, mas devem ser descartadas no mesmo local que o lixo comum, para que seja todo o material seja encaminhado ao aterro sanitário.

Confira as recomendações para quem tem sintomas ou foi diagnosticado com o novo coronavírus:

Separar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita no cômodo reservado para ela
Não separar mais o lixo reciclado do lixo comum
Usar dois sacos para acondicionar o lixo e não esquecer de fechá-los e lacrá-los bem
Uma pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze nem ar nem líquidos, para que o vírus fique dentro do saco de lixo
Higienizar pontos de contatos, como alças e tampas de lixeiras
Colocar os sacos para a coleta de acordo com os dias que o caminhão passa na sua rua
*Com G1

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta