5ª edição do Praia Limpa é Nossa Onda será realizada este sábado

Compartilhe agora mesmo

Neste sábado, 21 de setembro, voluntários em diversos pontos do mundo se unirão em ações para promover atitudes que fazem a diferença na preservação da natureza. Em Salvador, o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza) ganhou reforço com a 5ª edição do Praia Limpa é Nossa Onda, com colaboradores e parceiros do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador e Wilson Sons Rebocadores para fazer a coleta de resíduos descartados na areia e no mar da Praia do Porto da Barra, a partir das 8h. A ação é aberta a todos que desejam participar.

“Somando todo material coletado nas ações anteriores, chegamos a algo em torno de meia tonelada de resíduos. E o mais gratificante, além de ver todo esse material nocivo à vida marinha sendo retirado da areia e do mar, é ver como as pessoas se uniram ao projeto. Pessoas da comunidade, estudantes, banhistas e crianças estavam lá dando a sua contribuição, participando”, comemora Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador, idealizadora do Praia Limpa. “Mobilizar, fazer refletir sobre a geração e descarte de resíduos na praia é também um objetivo desta ação”, completa.

Entre os itens mais comuns na coleta estão palitos, plásticos, papéis, vidros, cestas de vime e latinhas. Os voluntários encontraram mais de 4 mil bitucas de cigarro, consideradas altamente prejudiciais para os peixes, tartarugas e outras espécies. Muitos desses materiais levam centenas de anos para se decompor, como o plástico que vai de 200 a 450 anos.

As pessoas que desejam participar podem fazer a inscrição através do site www.wilsonsons.com.br/pt/teconsalvador/projeto-praia-limpa e com a hashtag #teconsustentavel compartilhar na internet o resultado da coleta, mobilizando mais gente para as próximas edições.

EXPOSIÇÃO – Também neste sábado, acontece no Shopping Barra a inauguração da Exposição Barrasub: um verso paralelo. A obra compõe 20 imagens que retratam o Parque Marinho da Barra, assinadas pela artista visual Bárbara Tercia. Com apoio do Tecon Salvador e curadoria do Prof. Dr. José Rodrigues de Souza Filho, do Instituto de Geociências, e apoio do Prof. Dr. Francisco Barros, do Instituto de Biologia, ambos da UFBA, a mostra ficará aberta ao público, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial, até 05/10.

SERVIÇO

Praia Limpa é nossa onda

Data: 21 de setembro (sábado)

Horário: a partir das 8h

Ponto de encontro: Porto da Barra

Realização: Tecon Salvador

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta