A questão da Ecologia

A questão da Ecologia

Compartilhe agora mesmo

A questão da Ecologia

Falar em aquecimento global, para muitas pessoas, face à insistência com que os ecologistas abordam o assunto todos os dias em todos os meios, pode ser algo chato. E quando um questionamento ou informação chega a este ponto, é ruim para todos, uma vez que ninguém mais quer saber, deleta, ignora ou faz uma critica negativa. Acontece que a questão ecológica é como uma campanha contra o tabagismo ou o uso do álcool; se não for falado e lembrado permanentemente, os resultados são pífios.
O que se ouve falar dentre aqueles que criticam a postura dos ecologistas é que este tema virou para os ecoxiitas quase que um dogma, uma religião ou um partido político. Mas não pode ser diferente. Se falando no assunto todos os dias, se denunciando e questionando as ações de indústrias, empresários, agricultores e governo o problema só tende a crescer, agora imagine se os ecologistas ficarem calados para ver no que vai dar. Claro que no final é mais difícil correr atrás dos prejuízos.
Agora mesmo a questão do aquecimento global volta à baila. (Dias atrás o mundo viu a China – hoje a maior potência em crescimento) encerrada, tomada e coberta por uma nuvem de poluição que não dava para enxergar metros à frente. Os chineses tendo de usar óculos e máscaras para poderem respirar. Todo mundo sabe que esta fumaça originária da produção industrial em larga escala e obras de infra-estrutura das cidades chinesas, no final das contas vai atingir o planeta como um todo. Na Terra é assim: o que acontece num pólo atinge de qualquer forma, em algum tempo, a outra extremidade. O planeta é único em sua essência ecológica.
Alguns críticos dizem que o ecologista levanta uma bandeira contra o capitalismo, o que é errado. O que eles querem é um capitalismo responsável. Ninguém é contra a produção, mas a favor de uma produção sustentável, preocupada com o planeta. Hoje milhares de cientistas pesquisam e acompanham a realidade do aquecimento global e embora muitas falhas e logros tenham sido computados, na maioria dos trabalhos, sérios, o problema causa ampla preocupação.
Muitos temas causam desgaste na discussão do aquecimento global. Quem assistiu ao documentário “A Grande Farsa do Aquecimento Global” pode se sentir confuso, pois aborda uma hipótese da Terra estar sendo cada vez mais aquecida por um processo natural ao invés de ser tomada pelo gás produzido nas emissões das descargas dos automóveis e das fábricas. O documentário mostra que o aquecimento é cíclico e que em muitos casos é benéfico, a depender da região. Seria um processo de revezamento sazonal. Os críticos da questão ecológica chegam a afirmar que somente às ONGs e ecologistas profissionais interessa o que seria a “falácia” do aquecimento global, pelo volume de dinheiro despendido em pesquisas, etc. É melhor ser ecochato que ver o circo pegar fogo.
—–
Vitor Carvalho
Ecologista e diretor da Retec

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta