“BAIXO CARBONO: A NOVA ECONOMIA MUNDIAL” É TEMA DE SEMINÁRIO DO AGENDA BAHIA

Compartilhe agora mesmo

Com foco em “Baixo Carbono: A Nova Economia Mundial”, a 6ª edição do Fórum Agenda Bahia, que acontece na próxima terça-feira, dia 29 de setembro, vai contar com nove especialistas que vão propor discussões sobre as mudanças climáticas, os impactos no mundo corporativo e como o desenvolvimento das cidades pode ser adequado a este novo cenário. O Agenda Bahia acontece das 8h30 às 17h, no auditório da FIEB, no bairro do Stiep.
O tema do seminário “Baixo Carbono: A Nova Economia Mundial” antecede a discussão que acontecerá em dezembro na Conferência do Clima, em Paris, onde os principais líderes do mundo irão apresentar os planos dos seus países, inclusive o Brasil, para reduzir as emissões dos gases poluentes do efeito estufa, em especial o dióxido de carbono.
Programação do Baixo Carbono
Para abrir o seminário, o economista indiano Pavan Sukdev, grande destaque do dia. Sukdev é um dos principais especialistas no mundo em Economia de Baixo Carbono, além de ser embaixador da ONU para Meio Ambiente, sendo considerado um dos mais importantes porta-vozes da atualidade sobre o tema Economia Verde. Pavan vai apresentar, em sua primeira passagem pelo Nordeste brasileiro, a palestra “Rumo a uma Economia Verde e Inclusiva: Desafios e oportunidades para o Brasil”, mostrando como é possível ter desenvolvimento utilizando a biodiversidade a favor da economia. Pavan defende o novo modelo corporativo baseado em incentivos e regulamentações que permitam às empresas aumentar o bem-estar humano e a igualdade social, diminuir os riscos ambientais e os prejuízos ecológicos e continuar a gerar lucro.
Já para a palestra “Agenda 2020 dos empresários: qual papel do business na Economia de Baixo Carbono”, o Agenda Bahia recebe a também economista Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Ela atuou nas negociações do Protocolo de Kyoto e vai contextualizar a importância dos meio corporativo na construção de um ambiente mais sustentável. Focando nas questões referentes ao Brasil, Rachel Biderman, diretora do World Resources Institute no Brasil, irá mostrar, durante o painel “Novas estratégias para agropecuária brasileira ser mais competitiva”, a metodologia pioneira lançada no país e que está sendo utilizada por grandes empresas do setor, como Bunge e Marfrig.
Sukdev, Grossi e Biderman se reúnem no painel “Conferência do Clima: como o Brasil pode ser um dos líderes na transição para Economia de Baixo Carbono”, com Jorge Soto, diretor de Sustentabilidade da Braskem, como moderador do debate.
No segundo momento, o foco será no consultor de energia da Embaixada da Noruega Olav Lundstol. Ele vai ponderar sobre os investimentos em energia, transporte e agricultura que contribuem para a emissão zero de carbono na atmosfera. A palestra segue com o painel “Energia Inteligente”, que vai contar com a participação do gerente do Instituto Lactec Rodrigo Riella, para falar sobre como o Smart Grid transforma distribuição e consumo de energia. Além dele, Antônio Brito, gerente corporativo de P&D da Coelba, articula como a inovação pode ser utilizada como instrumento de promoção da sustentabilidade.
Fechando o segundo seminário do Fórum Agenda Bahia 2015, o painel “Bahia Mais Sustentável”, que trará Samuel Barrêto, gerente nacional de água da The Nature Conservancy,(TNC), palestrando sobre o tema “Competitividade com Segurança hídrica: a gestão sustentável da água”. Ele é o responsável pelas iniciativas para aumentar a segurança hídrica no Brasil. Para integrar o painel e participar do debate, Eugenio Spengler, secretário de Meio Ambiente, e André Fraga, secretário Cidades Sustentáveis de Salvador, que vão incluir a Bahia nesse novo cenário que se apresenta.
Sobre o Agenda Bahia
Em sua sexta edição, o Fórum Agenda Bahia busca alternativas viáveis para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é debater, por meio dos cases apresentados pelos palestrantes, práticas que possam impulsionar cidades planejadas, modernas, competitivas e com mais qualidade de vida para seus habitantes. As propostas do evento apresentadas nos seminários de 2015 serão encaminhadas às autoridades públicas, como contribuição ao desenvolvimento sustentável. www.agendabahiacorreio.com.br.
O Fórum Agenda Bahia 2015 é uma realização do Jornal Correio e Rádio CBN e tem patrocínio global de Braskem, Companhia Elétrica da Bahia (Coelba) e Governo do Estado da Bahia. O evento conta com apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia. Sebrae, Shopping Barra, Elemídia, Consulado Americano, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/BA) apoiam o evento.

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta