Dia Mundial da Água: Ações da Codevasf promovem acesso a água e proteção de recursos hídricos

Compartilhe agora mesmo


Os trabalhos da Companhia dedicados a assegurar acesso a recursos hídricos – e a conservá-los – são muitos. Entre eles estão: implantação de sistemas de abastecimento de água; realização de obras e projetos de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos; implantação, manutenção e modernização de estruturas para uso adequado da água em projetos públicos de irrigação; instalação de cisternas para captação de água da chuva em benefício de populações desassistidas em áreas rurais; e instalação de barragens de pequeno porte para dessedentação animal.
Atualmente encontram-se em diferentes etapas de implantação sistemas de esgotamento em municípios de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Maranhão. Ações de proteção e revitalização de nascentes e veredas também estão em curso em dezenas de localidades, principalmente no estado de Minas Gerais – que possui a maior área de recarga hídrica da bacia do rio São Francisco. Desde 2007 a Codevasf investiu mais de R$ 2,3 bilhões em abastecimento de água, controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos.
Entre os novos projetos da Companhia, em fase de planejamento e articulação de parcerias, há um que buscará estabelecer parâmetros e critérios de segurança para o reúso, em produção agrícola, de água proveniente de sistemas de esgotamento sanitário. “Queremos, em cooperação com outras instituições, avaliar a segurança do reúso desse tipo de água na produção de alimentos e propor à sociedade diretrizes para essa atividade”, explica Marco Aurélio Ayres Diniz. Dados da ONU indicam que em geral as águas residuais são compostas por aproximadamente 99% de água e 1% de sólidos dissolvidos.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente sob a coordenação da Organização das Nações Unidas. O objetivo da data é atrair a atenção de governos, agentes do setor produtivo e sociedade civil para a necessidade de ações de proteção dos recursos hídricos e de promoção de amplo acesso a água limpa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessários aproximadamente 50 litros de água por dia para que as necessidades mais básicas de uma pessoa sejam atendidas – e para manutenção de baixos níveis de risco para a saúde pública. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, lançados em 2015, incluem entre suas metas globais assegurar até 2030 a melhoria da qualidade da água, a redução da poluição, a diminuição da proporção de águas residuais não tratadas e o aumento substancial da reciclagem e do reúso seguro da água.

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta