Dilma abre a gaveta e cria mais dois parques nacionais

Compartilhe agora mesmo

O Governo Federal publicou novos decretos em que instituiu mais 3 unidades de conservação no país: foram criados os Parques Nacionais da Serra do Gandarela (MG) e do Guaricana (PR) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (MG). Pelo menos no papel, o Brasil agora possui 319 unidades de conservação federal administradas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).
Além das criações, a Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas, teve seu tamanho aumentado em mais de 30 mil hectares.
Todas as 3 novas UCs criadas, além da ampliada, estavam na lista de propostas de criação de Unidades de Conservação paradas no Ministério do Meio Ambiente.
O recém criado Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG), com 31,2 mil hectares, é uma demanda antiga dos movimentos ambientais de Minas, como o Movimento Águas do Gandarela. O projeto para transformar a área em Parque Nacional existe desde 2009. Do outro lado, a Vale queria usá-lo para extração de minério.
O Parque Nacional do Guaricana (PR), com 49,3 mil hectares, protege uma parte importante da Mata Atlântica do Paraná.
Já a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (MG), com 38,1 mil hectares, protege as áreas de extrativismo utilizadas pela comunidade geraizeira local. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, próximo passo da RDS é acelerar o processo de regularização fundiária das terras em concessão de uso às comunidades tradicionais.

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta