Garrafa transforma ar em água

Compartilhe agora mesmo

Uma garrafa que consegue produzir meio litro de água por hora em regiões úmidas, através do condensamento do ar, foi desenvolvida pelo estudante austríaco Kristof Retezár. Detalhe: o recurso é potável.
Batizado de Fontus, o aparelho é acoplado no quadro de uma bicicleta e contém um condensador e uma garrafa, que armazena o líquido produzido.
No topo do sistema, há um painel de energia solar que alimenta o funcionamento do condensador.
Funciona assim: quando a bicicleta entra em movimento, o vento esfria o ar úmido, condensando-o. As gotas de água geradas descem pelo sistema, que armazena o líquido na garrafa acoplada.
Um filtro é fixado na abertura por onde o vento assopra, impedindo que insetos e sujeira danifiquem os componentes ou contaminem a água.
Viabilidade comercial
Atualmente, o protótipo é capaz de produzir uma gota d’água por minuto, em atmosferas com 50% de umidade e temperaturas de pelo menos 20ºC.
Retezár, que estuda Desenho Industrial, afirma que cada uma das garrafas deva custar entre 25 e 40 dólares, valor que ele espera diminuir com crowdfunding (financiamento coletivo) e a produção em larga escala do sistema.

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta