Governo busca consultoria para cursos sobre resíduos sólidos

Compartilhe agora mesmo

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança dois editais para contratar consultores que produzirão cursos sobre educação ambiental e comunicação social na gestão de resíduos sólidos. A iniciativa terá como público-alvo gestores, educadores ambientais e catadores de material reciclável. As inscrições ficam abertas até 03 de outubro pelo site http://www.iicabr.iica.org.br/pessoa-fisica/.
A contratação das consultorias está prevista no Projeto de Cooperação Técnica do Departamento de Educação Ambiental do MMA com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As consultorias irão produzir conteúdos de educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos para cursos presenciais e a distância, que servirão de instrumentos transversais à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
PÚBLICOS DIFERENCIADOS
Uma das consultorias organizará curso destinado aos governos estaduais e municipais e educadores ambientais. A outra buscará a construção participativa de treinamento ligado a catadores de material reciclável, organizados em cooperativas e associações. Como se trata de públicos diferenciados, há a necessidade de se utilizar dois modelos de conteúdo.
Os candidatos para as duas vagas devem ter curso superior em Pedagogia, Comunicação, Ciências Naturais e da Terra, Ciências Sociais, Educação, Biologia ou áreas relacionadas. Para o edital voltado para o setor público, será exigida a experiência em ações de formação e capacitação de gestores ou educadores ambientais, elaboração de material didático, elaboração de documentos técnicos, e elaboração, implantação e avaliação de ações e ensino e capacitação presencial ou a distância. A duração desta consultoria é de 120 dias.
O edital com foco nos catadores exige que o candidato tenha experiência em ações e projetos de educação ambiental, formação e capacitação em resíduos sólidos e elaboração de material didático e desenvolvimento de conteúdo pedagógico, por meio de processos participativos. A duração desta consultoria será de 90 dias.

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta