Guarda Municipal e Tamar liberam filhotes de tartarugas nesta quarta

Compartilhe agora mesmo

Resultado de imagem para tartaruga
A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Projeto Tamar liberam nesta quarta-feira (08) filhotes de tartarugas que são recolhidas na Orla de Salvador. Garantindo tempo bom aos filhos, essa soltura será realizada às 7h, na praia da Pedra do Sal, em frente ao Condomínio Pedra do Sal, em Itapuã. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a GCM e o Projeto Tamar, que tem procurado reforçar a proteção da desova de tartarugas marinhas na área entre as praias de Itapuã e da Barra. Por meio do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), os ovos dos animais são resgatados rapidamente. Os guardas auxiliam ainda a identificação e ajuda das tartarugas marinhas que nascem e não conseguem ir para o mar.
Os ovos recolhidos pela GCM, através das equipes do GEPA, são entregues ao Projeto Tamar. A entidade, por sua vez, providencia um novo local protegido contra predadores. Só em 2017, essa parceria resultou no recolhimento de 126 ovos de tartaruga que estavam em áreas que apresentavam risco de integridade por conta da movimentação de pessoas. Após o recolhimento, esses ovos são levados para postos do Tamar que ficam em Busca Vida, Arembepe e Praia do Forte. Para fazer a solicitação de recolhimento de ovos e resgates de tartarugas encontradas nas praias soteropolitanas, a população pode acionar a Guarda através do telefone (71) 3202-5312.
Outras ações – Além do cuidado com as tartarugas marinhas, o GEPA atua no resgate de animais silvestres, combate ao tráfico de animais e fiscalização ambiental. As ações são realizadas em conjunto com as secretarias de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), de Urbanismo (Sedur) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O GEPA também vai iniciar palestras em escolas públicas e particulares sobre o tráfico de animais silvestres em Salvador.

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta