ICMBio autoriza reabertura de todas as unidades de conservação federais

Compartilhe agora mesmo

Na quarta-feira (26), foi publicada a Portaria nº 890, que permite a reabertura de todas as unidades de conservação federais. Fechadas desde março como prevenção à pandemia do coronavírus, a reabertura das áreas protegidas começou em junho, quando os parques do Iguaçu e de Aparados da Serra e Serra Geral deram o primeiro passo e retomaram a visitação. Desde então, outras 10 unidades reabriram, sempre com o estabelecimento de medidas como o distanciamento social, o uso de máscaras e de álcool gel. Com a nova portaria, todas as unidades estão autorizadas a reabrir, desde que de acordo com as regras particulares dos municípios e estados onde estão inseridas.

Além disso, no caso das unidades de conservação (UC) onde há contrato de concessão para serviços de uso público, fica estabelecido que a reabertura deverá ser combinada entre a UC e a concessionária.

A Portaria reforça também que não será permitida a visitação às comunidades quilombolas ou populações tradicionais, “onde o contato com os visitantes possa representar risco de contaminação dessas comunidades, até que exista manifestação técnica de viabilidade sanitária, anuência dos municípios nos quais a Unidade de Conservação está inserida e seja realizada consulta às comunidades locais”, explica o texto.
Foto: Fábio Nascimento/Pé no Parque/Internet

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta