ICMBio oferece novas opções no programa de voluntariado

Compartilhe agora mesmo

Pescadores não tinham registro de pesca (Foto: Icmbio/Divulgação)
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou um novo programa de voluntariado, que vai permitir a atuação de voluntários nas coordenações regionais dos Estados e na sede do ICMBio, em Brasília. Antes, os voluntários prestavam serviços apenas nas unidades de conservação e em centros especializados.
Com o novo programa, oficializado por meio da Instrução Normativa nº 3, publicada em maio deste ano, o ICMBio quer aproximar a sociedade da gestão das áreas protegidas, administradas pelo instituto, aumentando o conhecimento a respeito da importância da conservação da biodiversidade.
Segundo a analista ambiental Virgínia Talbot, existe um enorme potencial para o trabalho voluntário no ICMBio. De 2009 até agora, mais de 5 mil voluntários já passaram pelo instituto. “A procura é muito grande. O que nós faremos agora é estruturar a atividade e apoiar os gestores para que eles possam recepcionar esse público voluntário”, afirma.
As novas opções de voluntariado contemplarão o manejo para conservação, gestão socioambiental, pesquisa e monitoramento, consolidação territorial, uso público e negócios, proteção ambiental, produção e uso sustentável, além dos departamentos administrativos e de comunicação.

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta