Lixo é problema ambiental mundial e grave no Brasil

Compartilhe agora mesmo

O Lixo é um Problema Mundial da Atualidade, muito se Produz e depois vem a Questão “O Que Fazer Com o Lixo?” E entre os possíveis destinos e ações os governos e pessoas acabam por escolher os Meios mais baratos e menos Sustentáveis. Conheça um pouco mais sobre os Impactos Ambientais do Lixo e Soluções / Ações para ajudar a Minimizar os prejuízos:
Cada pessoa produz cerca de 300 quilos de lixo por ano, esse é um problema que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois de jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhidos diariamente.
O volume de lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população nos últimos trinta anos. Trinta bilhões de toneladas de resíduos sólidos são despejados no planeta todos os anos. Além da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de sujeira, a produção descontrolada de lixo traz consequências desastrosas ao ambiente e à saúde pública.
Cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia. São mais de 125 mil toneladas de restos de comida, embalagens e outros resíduos descartados diariamente no país. Sendo que mais de 76% acaba em lixões, contaminam o solo, a água e espalham doenças. Só há uma saída: reduzir, reutilizar e reciclar.
Os Diversos Destinos do Lixo:
Lixão – É o pior destino para os resíduos sólidos urbanos. Depositados em terrenos a céu aberto, sem medidas de proteção ao meio ambiente. 0 método favorece a proliferação de insetos transmissores de doenças, além da poluição do solo e da água pelo Chorume (líquido escuro e mal cheiroso) produzido pela decomposição da matéria orgânica.
Reciclagem – Trata os resíduos sólidos como matéria-prima. Entre as vantagens do método estão a diminuição da quantidade de lixo enviado a aterros, da extração de recursos naturais, do consumo de energia e da poluição. Também contribui para a limpeza da cidade, conscientização ambiental e geração de empregos. Apesar de ser o melhor método, a reciclagem gera resíduos, alguns poluentes.
Aterro Sanitário – Método mais avançado da disposição de resíduos no solo. 0 lixo é colocado em valas forradas com lonas plásticas, compactado várias vezes por um trator e recoberto por uma camada de terra, para evitar a proliferação de insetos. os gases e o chorume são tratados, mas os aterros têm um determinado tempo de vida útil, ao fim do qual devem ser desativados
Compostagem – É a forma de tratar os materiais orgânicos descartados. 0 residuo é decomposto e o produto pode ser misturado à terra. Isso aumenta sua capacidade de reter água, favorecendo o crescimento das plantas. 0 método diminui o volume do lixo destinado a aterros sanitários, aumentando sua vida útil.
0 caos do lixo no Brasil
Segundo o IBGE, a coleta seletiva é praticada por 45 municípios brasileiros.A prefeitura recolhe 900 toneladas de resíduos domiciliares por dia. Desses, 5% são reciclados.
O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos…
Borracha: tempo indeterminado.
Vidro:1 milhão de anos
Plástico: mais de 100 anos
Chiclete:5 anos
Papel: de 3 a 6 meses;
 

Compartilhe agora mesmo

Deixe uma resposta