Gerenciamento de Resíduos de Saúde
Desenvolvemos um conjunto de soluções práticas e modernas para o tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos de Serviços de Saúde (RSS), com garantia de excelência certificada e monitorada regularmente pelo órgão ambiental, o INEMA e pela vigilância sanitária, além de estar de acordo com a legislação ambiental do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), principalmente pelo atendimento à Resolução nº 358, de 29 de abril de 2005.
SEGREGAÇÃO E COLETA
ARMAZENAMENTO EXTERNO: Os resíduos segregados na unidade geradora são transferidos para “Abrigos de Resíduos”, onde são acondicionados em bombonas de polietileno de alta densidade (PEAD) identificadas e higienizadas, fornecidas pela RETECem comodato ao cliente,de acordo com as normas ABNT NBR 12.809 e 12.810.
COLETA EXTERNA: A coleta é realizada por equipe devidamente treinada, portando conjunto de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, conforme definido no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA da RETEC.
TRANSPORTE
O transporte é realizado por motoristas com Curso para Movimentação de Produtos Perigosos – MOPP, os quais dispõem dos devidos EPIs. A RETEC possui uma frota de veículos transportadores de resíduos de serviços de saúde composta de caminhões licenciados pelo INMETRO e pelo órgão ambiental competente e se apresentam de acordo com a Legislação e normas vigentes, contendo:
a) caixa de carga de superfícies internas lisas de forma a facilitar a higienização, fechada, totalmente isolada da cabine, em perfeito estado, sem apresentar qualquer condição que comprometa o acondicionamento, a coleta e o transporte dos resíduos;
c) sistema de acomodação de carga dimensionado de maneira que não venha a romper as embalagens;
d) altura de carga compatível com as condições de segurança para o coletor e, quando o carregamento for manual , a altura de carga não deve exceder 1,20 metro;
e) sistema de carregamento lateral e/ou traseiro;
f) identificados de acordo com a simbologia anexa para o transporte rodoviário conforme ABNT NBR 7500;
g) kit de segurança para emergências.
O transporte dos resíduos de saúde possui Seguro Ambiental para o caso de acidentes.

TRATAMENTOS
ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVAGEM
O tratamento dos resíduos sólidos de saúde dos Grupos A (exceto peças anatômicas) e E (com risco exclusivamente biológico) é feito por esterilização em autoclave. A autoclavagem é um tratamento que consiste em manter o material contaminado em contato com vapor de água, a uma temperatura elevada, durante período de tempo suficiente para destruir potenciais agentes patogênicos ou reduzi-los a um nível que não constitua risco. Além de inativar microrganismos, reduz o volume de resíduos e não emite poluentes na atmosfera.
TRATAMENTO TÉRMICO EM INCINERADOR:
A incineração consiste na queima controlada de materiais em alta temperatura (800 a 1.200 ºC), em mistura com uma quantidade apropriada de ar e durante um tempo pré-determinado. Os compostos orgânicos são reduzidos a seus constituintes minerais, principalmente, dióxido de carbono gasoso e vapor d’água e sólido inorgânicos (cinzas).

DISPOSIÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA
Os resíduos de saúde, após tratados pela RETEC, passam a ser classificados como resíduos não perigosos, sendo então caracterizados como rejeitos, os quais são dispostos em Aterro Sanitário licenciado junto ao órgão ambiental competente.
